terça-feira, 25 de agosto de 2015

Como eu estudo




   Por muito tempo no ensino médio eu penei com os estudos, em algumas matérias eu me saía bem, mas em outras eu era péssima.
   Sempre fui bem em Matemática e Física, adoro números e fórmulas, tenho facilidade com eles. Mas se tratando de História, Geografia e Inglês, eu estava indo mal...Mas no fim deu tudo certo!
   Porém, quando comecei a faculdade, tinha muitas matérias para estudar, muito material de leitura, algumas matérias eram muito legais e como havia interesse e curiosidade, essas matérias eu tirava de letra! Mas havia outras matérias que eu achava muito chatas, embora essenciais, só que pela falta de interesse estava ficando difícil estudar e principalmente compreender a matéria.
   Para conseguir estudar optei por duas estratégias. Uma foi passar mais tempo estudando as matérias mais difíceis, revisava mais rápido as matérias que tinha maior afinidade por serem fáceis de compreender e focava nas mais difíceis. Eu lia e relia até compreender e procurava ler devagar, isso é importante para a compreensão.
   A outra estratégia foi fazer anotações e resumos, escrever sempre me ajudou a lembrar o conteúdo de qualquer coisa. Eu lia o trecho quantas vezes fosse necessário até compreender e anotava com minhas palavras de forma resumida, como se eu estivesse explicando a matéria para alguém e partia para o próximo trecho. Embora seja demorado, acho que é o melhor modo para aprender uma matéria que você não gosta, que tem dificuldade ou acha muito difícil.
   Uso esses mesmos métodos nos cursos que começo e isso tem me ajudado muito independente do assunto do curso.
   Se vocês acharem útil, façam bom proveito e boa sorte com os estudos. Beijos

                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário