terça-feira, 22 de setembro de 2015

Transtorno de atenção nos estudos



   Olá pessoal, alguns já devem estar cansados de ver posts sobre estudos, mas eu adoro falar sobre isso, então vamos lá!
   Nosso cérebro as vezes é muito irresponsável e brincalhão, você sabe que precisa prestar atenção em uma determinada matéria, atividade, palestra e simplesmente sua mente fica viajando entre lembranças, afazeres, filmes ou qualquer outra distração para aquele momento, mas se você precisa se concentrar em algum hobby ou lazer como ler uma revista, um jogo complicado de videogame ou prestar atenção em uma letra de música, seu cérebro colabora instantaneamente . Para te ajudar com esse transtorno de atenção, vamos treinar essas dicas:
 - Estude sozinho, em grupo apenas quando for trabalho ou quando tiver dúvidas,mas se tiver dúvidas o melhor é perguntar para o professor. Sozinho você presta mais atenção a matéria, em grupo vocês vão ficar conversando vez ou outra e logo acabam por deixar os estudos de lado.
 - Revise a matéria no mesmo dia que foi dada, mesmo que seja de uma forma rápida, por ainda estar fresca  na memória as chances de memorizar a matéria e fixar o conteúdo é maior por ser recente.
 - Prefira escrever à mão ao invés de digitar. Quando se está digitando você procura mas em digitar corretamente do que em prestar atenção na matéria, sem falar que escrever ao invés de apenas ler também ajuda a fixar o conteúdo.
 - Faça resumos, não apenas copie a matéria, leia e faça um resumo do assunto, pegue palavras chaves e se o texto for muito grande, comece por resumir trechos, o resumo é aquilo que você leu e entendeu, não adianta apenas copiar uma parte, isso não é resumo.
 - Use marca-texto para grifar coisas importantes que você precisa lembrar, palavras chaves, partes que são importantes para o resumo, não precisa grifar o texto todo, leia primeiro, entenda e depois grife o que precisa lembrar, revisar ou ler novamente.
 - Respeite seu tempo, saiba a hora de parar e descansar, durma bem sempre que possível, uma mente cansada não é produtiva e não consegue guardar informação. E mesmo durante os estudos dê algumas pausas de 10 `a 15 minutos e depois volte aos estudos mais relaxado.
 - Não fique procrastinando, se você tem que estudar vá e estude, não adie para depois!
   Espero ter ajudado, beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário